ONU emite SOS climático para o aumento de nível do oceano Pacífico.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, divulgou dois novos documentos durante o Fórum das Ilhas do Pacífico, em Tonga, e afirmou que as nações da região se encontram em grave perigo por causa do aumento do nível do mar.
Um dos relatórios, divulgado nesta terça-feira (27/8), vem da Organização Meteorológica Mundial (OMM) e mostra que as temperaturas da superfície do mar no sudoeste do Pacífico aumentaram três vezes mais rápido do que a média global desde 1980.
Da mesma forma, as ondas de calor marinhas no local praticamente dobraram de frequência desde 1980, е são mais intensas e duradouras agora. E há também tempestades e inundações (34 no total do ano passado) que causaram mais de 200 mortes.
Em outro relatório, os estudiosos afirmam que crise climática e o aumento do nível do mar não são mais ameaças distantes para o mundo, e especificamente para pequenas nações no Pacífico.
O aumento do nível do mar, causado pelo derretimento do gelo terrestre e pela expansão da água do mar, afetam muito mais esses pequenos países, que, em sua maioria, são ilhas.
De acordo com Guterres, o crescimento do nível do mar tem poder incomparável para causar estragos em cidades costeiras e devastar economias costeiras. E que as ilhas do Pacífico estavam excepcionalmente expostas. Isso porque 90% das pessoas vivem a 5 km da costa e cerca de 50% da infraestrutura está localizada a 500 metros do mar.
E funciona assim: se o mundo esquentar 3°C acima dos níveis pré-industriais, cálculo esperado pelas políticas atuais, as ilhas do Pacífico podem esperar pelo menos 15 cm de aumento adicional do nível do mar até meados do século e mais de 30 dias por ano de inundações costeiras em alguns lugares, segundo o secretário-geral da ONU.
Via: Metrópoles