Onça-pintada suspeita de matar caseiro é capturada no Pantanal de MS
Onça-pintada suspeita de matar caseiro é capturada no Pantanal de MS
Uma onça-pintada foi capturada na madrugada desta quinta-feira (24), no Pantanal de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, após ser apontada como possível responsável pela morte do caseiro Jorge Avalo, de 60 anos. O ataque teria ocorrido na última terça-feira (22), e desde então, uma operação foi montada para encontrar o animal.
A ação foi coordenada pela Polícia Militar Ambiental (PMA), com participação de dez policiais, e contou com o uso de mais de dez armadilhas espalhadas pela região. A busca foi determinada pelo Governo do Estado, diante da gravidade do caso. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que a onça é localizada, contida e sedada pelos agentes.
A operação também teve o apoio técnico do pesquisador Gediendson Ribeiro de Araújo, especialista em manejo de onças-pintadas e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Após a captura, o animal — que pesa 94 quilos — foi levado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande. No local, ele passará por exames que devem confirmar ou descartar sua ligação com a morte do idoso.