IA supera falhas em fertilização in vitro e possibilita gravidez a mulher de 40 anos nos EUA.
IA supera falhas em fertilização in vitro e possibilita gravidez a mulher de 40 anos nos EUA.
Após repetidas tentativas de fertilização in vitro (FIV) sem sucesso, uma mulher de 40 anos conseguiu engravidar com a ajuda de um robô operado por inteligência artificial. O procedimento foi desenvolvido por pesquisadores da empresa Conceivable Life Sciences, de Nova York, e utilizou material genético de doadores anônimos.
A tecnologia foi idealizada por Jacques Cohen, que desenvolveu um sistema automatizado para reduzir falhas humanas durante o processo de reprodução assistida. A máquina criada é capaz de realizar 23 etapas da injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), procedimento que exige extrema precisão e, quando feito manualmente, pode ser comprometido por pequenas variações no desempenho dos embriologistas.
De acordo com Cohen, a tecnologia foi projetada para facilitar a fecundação, sobretudo em casais que enfrentam dificuldades para engravidar – inclusive em razão de questões emocionais e profissionais que, segundo ele, podem impactar a fertilidade ao longo do tempo.
Em entrevista à revista New Scientist, Cohen detalhou o funcionamento do robô: a máquina utiliza IA para selecionar os espermatozoides mais saudáveis. Em seguida, imobiliza suas caudas com laser, o que facilita a coleta, e depois realiza a injeção direta nos óvulos previamente selecionados.
Embora um procedimento semelhante tenha sido testado anteriormente nos Estados Unidos, essa foi a primeira vez em que todas as etapas da fecundação foram executadas por uma máquina. No experimento anterior, parte do processo ainda dependia da intervenção humana.
Após o nascimento bem-sucedido do bebê, a professora Joyce Harper, especialista em reprodução da University College London, comentou que, apesar dos resultados promissores, ainda são necessários mais estudos para comprovar a eficácia e segurança do método em larga escala.
Via: Conexãopolitica