Em congresso, China critica ‘tarifaço’ de Trump: ‘Caminho errado’.
Guerra comercial – A China encerrou nesta quarta-feira (12) o Congresso Nacional Popular com fortes recados à guerra tarifária travada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a definição de uma meta ambiciosa de crescimento de cerca de 5% para 2025.
O evento, que reúne anualmente quase 3.000 membros, reforçou a necessidade de impulsionar investimentos e o consumo interno. Por outro lado, a disputa comercial com os EUA adicionou incertezas ao cenário.
Apesar disso, o parlamento chinês, amplamente alinhado ao governo, aprovou com maioria esmagadora o relatório anual de trabalho, o orçamento e outras medidas econômicas.
A saúde da segunda maior economia do mundo está em jogo. Além de enfrentar uma prolongada crise no setor imobiliário, que enfraqueceu a confiança de consumidores e empresas, a China agora lida com o impacto da escalada tarifária imposta por Trump.
O presidente dos EUA já elevou tarifas sobre produtos chineses duas vezes desde janeiro, e Pequim não deu sinais de recuar.
Se os americanos continuarem seguindo esse caminho errado, lutaremos até o fim, declarou o ministro do Comércio, Wang Wentao.
Via: G1