De praia a Paris, hospital do CE ‘transporta’ pacientes internados com óculos de realidade virtual.
De praia a Paris, hospital do CE ‘transporta’ pacientes internados com óculos de realidade virtual.
Sentir o cheiro do mar, do peixe, do sol. Visitar as ruas de arquitetura singular de Paris, de Londres. Tudo isso sem sair do leito de internação. A experiência tem sido proporcionada por meio de óculos de realidade virtual (VR) a pessoas internadas no Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara (HGWA), em Fortaleza.
Por meio do projeto, pacientes em internações de longa duração são transportados a lugares de conforto – ou de sonho -, saindo da estranheza da rotina hospitalar, como explica a psicóloga Chirliane Alves, que tem acompanhado as intervenções nas últimas semanas.
Como o óculos utiliza a internet, os locais que eles podem visitar são múltiplas possibilidades: o fundo do mar, uma paisagem, um país. Vemos qual o desejo dele e programamos esse passeio, pontua a profissional.
Óculos de realidade virtual são dispositivos que, ao serem colocados no rosto, criam um ambiente digital ao redor do usuário. Por meio de telas e sensores, o objeto simula a sensação de que a pessoa está em qualquer outro ambiente, podendo até interagir com ele.
A percepção pode ser real a ponto de despertar outros sentidos, como aconteceu com João Marcelo, 52, internado no HGWA há pouco mais de um mês. Eu me vi na praia, senti até o cheiro do mar. É um desejo que tenho há mais de dois anos, declarou, em relato à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Sempre que eu estava de folga do trabalho eu ia ver o mar. Até o cheiro do peixe me acalma, e ter essa visão me deixou muito feliz, completou.
Via: Diário do Nordeste