Cardeal banido por Francisco insiste em participar de escolha do novo papa.
Cardeal banido por Francisco insiste em participar de escolha do novo papa.
O cardeal italiano Giovanni Angelo Becciu, de 76 anos, insiste em participar do conclave – a eleição secreta que elegerá o próximo papa após a morte de Francisco – por mais que tenha perdido os direitos e privilégios do cargo.
O religioso, que já foi o número três da hierarquia do Vaticano e visto como um forte candidato à sucessão de Francisco, não aparece na lista oficial dos cardeais com menos de 80 anos aptos a votar. Em 2020, ele se envolveu num escândalo financeiro sem precedentes na Igreja Católica, relacionado com a compra de um edifício de luxo em Londres que causou um rombo de 139 milhões de euros nas finanças da Santa Sé.
Na época, a gravidade da situação levou o papa Francisco a tomar uma atitude severa: não só demitiu Becciu do cargo, como também lhe retirou o direito de participar em futuros conclaves. A decisão radical foi considerada uma das muitas atitudes mais controversas do pontificado de Jorge Mario Bergoglio, que procurava corrigir falhas graves na administração da Igreja.
Becciu, no entanto, não aceitou o afastamento. Nesta terça- feira (22), o italiano compareceu à primeira assembleia de cardeais e deu uma entrevista ao jornal italiano L’Unione Sarda, argumentando que o papa não tinha o direito de o excluir da eleição papal, uma vez que ele não havia renunciado explicitamente ao cargo.
O cardeal insiste na sua inocência e acredita que a sentença de prisão que recebeu em 2023, por fraude fiscal, é uma acusação injusta.
Via: CNN Brasil