Café nosso de cada dia: bebida ganha destaque em data comemorativa.
Café nosso de cada dia: bebida ganha destaque em data comemorativa.
Celebrado mundialmente em 14 de abril, o café ganha destaque não apenas por seu aroma e sabor marcantes, mas também por levantar debates no campo da saúde e nutrição. A bebida, símbolo das manhãs brasileiras, ainda tem outras datas em seu calendário: no Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio, enquanto o Dia Internacional ocorre em 1º de outubro.
Com fama de estimulante por conta da cafeína, o café muitas vezes é visto como um possível vilão. No entanto, segundo a nutricionista Raiza Frota, essa visão pode ser limitada. O café é uma bebida muito popular, muito conhecida, e a gente só pensa no impacto dele à saúde relacionado ao estimulante, comenta.
Raiza destaca que a bebida possui compostos que podem trazer benefícios à saúde, como a melhora do funcionamento intestinal, da digestão e até do sistema cardiovascular. Por causa desses componentes, ele pode ter até uma ação anti-inflamatória, explica a nutricionista.
Por outro lado, o consumo excessivo pode trazer efeitos adversos. Entre os problemas mais comuns estão a irritação da mucosa gástrica, o que pode desencadear gastrite ou refluxo. Pessoas com labirintite também devem ter atenção, já que o café pode provocar náuseas e crises.
Assim, entre mitos e verdades, o café continua sendo uma paixão nacional — que pede moderação, mas que também pode ser um grande aliado da saúde.