Analfabetismo funcional: quase 30% dos brasileiros não conseguem ler bem nem fazer contas simples.
Analfabetismo funcional: quase 30% dos brasileiros não conseguem ler bem nem fazer contas simples.
Dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), divulgados nesta semana mostram que 29% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são considerados analfabetos funcionais. O termo se refere àqueles que não sabem ler e escrever ou não conseguem compreender frases simples, interpretar preços ou identificar números de telefone.
O levantamento utiliza uma escala com cinco níveis: analfabeto, rudimentar, elementar, intermediário e proficiente. A soma dos dois primeiros representa o índice de analfabetismo funcional. Já os dois últimos níveis compõem o grupo com alfabetismo consolidado. Em 2024, 36% da população brasileira foi classificada no nível elementar com capacidade para ler textos de tamanho médio, fazer pequenas inferências e resolver problemas envolvendo as quatro operações básicas da matemática. Outros 35% atingiram os níveis intermediário ou proficiente.
O percentual de brasileiros no nível mais alto (proficiente) se manteve praticamente estagnado e foi de 10% em 2024. Entre os que alcançaram esse patamar, 38% estudaram até o ensino médio, e 54% cursam ou concluíram o ensino superior.
Desde 2001, houve uma redução de dez pontos percentuais no analfabetismo funcional, caindo de 39% para os atuais 29%. No entanto, os pesquisadores alegam preocupação com a falta de avanço nas faixas superiores da escala de alfabetismo.
Via: Conexãopolitica